sexta-feira, 13 de abril de 2012

IMAGINE

            Alguns anos atrás eu passei por um apuro danado dentro de uma aeronave. O avião que estava se dirigindo para Porto Seguro na Bahia, aterrissou em Ribeirão Preto, para fazer uma escala prevista.
            Há dias eu estava com um pressentimento de que o avião sofreria alguma pane, mas não conseguia prever exatamente o que era e quanto de perigo isso representava. Como sempre falo, “avião foi feito pra cair”, onde já se viu um troço desses, com 30, 40 e até 60 toneladas plainar em pleno ar? Realmente é um desafio à Lei da Gravidade. Por isso, quanto mais manter meus pezinhos no chão, melhor.
            Depois de um grande susto que sofremos na decolagem, com uma tremenda explosão – felizmente não foi de nenhuma bomba – gerada pela reversão das turbinas e acionamentos de freios de emergência ocasionados por uma falha no computador, os passageiros conseguiram respirar normalmente após uns 20 minutos em total silêncio e desespero com a falta de informação sobre o que havia acontecido.
            Hoje fico imaginando se aquele fato tivesse acontecido com maiores proporções e o resultado fosse trágico e até fatal. No dia tudo pareceu muito assustador e não gosto nem de lembrar, só que de vez em quando, principalmente ao perceber que meus pensamentos estão voltados para focos medíocres, volto a lembrar do fato e penso: “E se fosse fatal?”.
            Assim, eu convido você a imaginar o que você faria se o médico diagnosticasse um câncer no seu corpo, você continuaria fazendo o que sempre fez ou deixaria tudo para se tratar?
            Quando algo importante acontece em nossas vidas, a gente descobre que tudo pode mudar em um instante. Lembramos daquela lista de desejos que fizemos para realizar tudo antes de morrer e, também, das coisas que queremos fazer na vida e postergamos sempre para o mês seguinte, para o ano que vem. De repente pensamos em todas as pessoas que queríamos entrar em contato, todas as pontes que queríamos ter construído, as experiências que queríamos ter e que nunca tivemos, porque estamos sempre correndo contra o tempo, precisamos ganhar dinheiro, juntar o máximo que podemos.
            Se você imaginar que seu tempo está esgotando, que tem apenas alguns meses de vida irá perceber que por muitos anos você só colecionou vinhos ruins, pratas ruins, ouros ruins, brilhantes ruins. Se o vinho está à disposição e a pessoa está ali, você irá servi-la com a melhor safra, tirará do armário sua melhor louça, usará suas melhores roupas e suas melhores joias. E a partir desse instante, não guardará mais nada para depois, não deixará de fazer aquilo que deseja porque o amanhã pode mudar em um instante. Não adiará mais nada na vida, pois se o que quiser fazer for deixado para trás nunca mais será resgatado.
            Quando alguém próximo de você passa pela mesma situação, o sofrimento é quase tão grande quanto o do seu próprio. Principalmente se essa pessoa é alguém que você ama profundamente. Também já passei por essa situação.
            O que aprendi com essa lição foi: “Nossa, eu tenho um grande arrependimento”.
            Percebi que vivi uma grande vida dentro da minha condição humana que me conduzia através de erros e acertos, tentando ficar melhor em tudo o que procurei fazer. Mas em minha condição humana, eu também deixo meu ego controlar. Então eu me arrependi de perder tempo com coisas desnecessárias que me impediram de dar o apoio e o suporte necessários para aliviar a dor dessas pessoas; perdi muito tempo com outras que não são importantes para mim. Pensei em meu relacionamento, em minhas filhas, meus amigos, pessoas e como eu poderia melhorar. Nesse instante percebi que se perdesse uma delas, não saberia o que dizer para mim, pois não havia nada ainda que eu tivesse construído para deixar até mesmo como simples lembrança. Enquanto eu refletia sobre tudo isso, decidi eliminar a energia negativa da minha vida, as pessoas negativas da minha. Não foi a decisão perfeita e nem tudo está perfeito como eu esperava que fosse, mas cada dia estou bem melhor. Hoje não tento mais estar certo, não quero ter mais razão; eu prefiro ser feliz.
            Então eu imagino que se eu estivesse numa contagem regressiva, onde meu relógio mental começasse a bater 5, 4, 3, 2..., e pudesse perceber um sentimento de morte chegando, talvez sentisse uma sensação de que a morte não é tão assustadora, pois é como se me preparasse para isso durante toda a minha vida. Mas eu não quero ir, eu amo a minha vida. Talvez surgisse um pensamento que despertasse um desejo de ver minha mulher e minhas filhas felizes, abraçar mais do que ser abraçado, falar menos e ouvir mais. E tudo começa a fazer sentido, pois entendo que no momento em que ligar esses pontos, a única coisa importante na minha vida é o desejo de ser um grande ser humano e, para isso, devo começar dentro de casa.
            Assim, cada vez que imagino a vida escorrendo por entre os dedos e que a responsabilidade de torná-la feliz é minha, eu ganho um novo presente todos os dias, que é a capacidade de olhar o futuro e poder voltar sempre, para viver uma vida diferente.
                    Então quero que você imagine uma situação dessas e reflita sobre o que você mudaria em sua vida, e como você mudaria? O que faria que está esperando para fazer porque acha que vai ficar aqui para sempre? Você não é eterno (nesta vida), mesmo assim você tem todo o direito de imaginar que é.

                      Todos os dias, ao acordar, eu digo para mim mesmo: "Estou vivo. Que bom! Só por esse motivo eu farei desse dia o melhor da minha vida".

E você, o que anda fazendo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário