segunda-feira, 22 de outubro de 2012

DESPERTAR DA CONSCIÊNCIA

MENTE CONSCIENTE, MENTE INCOSCIENTE, MENTE CÓSMICA

 

Costumo dizer que temos 3 tipos de mentes: A mente consciente, a mente inconsciente (subconsciente) e a mente cósmica ou superior.

A mente cósmica ou superior é aquela que comanda nosso sistema autônomo, que nos impulsiona a comer quando temos fome, a beber quando temos sede, a dormir quando estamos cansados. A mente inconsciente é aquela onde todos os nossos registros mentais estão devidamente armazenados em um grande banco de dados catalogados por assunto. O registro é sempre precedido de uma forte emoção. Ex. a perda de alguém querido; um acidente grave etc. Já a mente consciente, é meio doida, ela não consegue administrar direito o que consegue captar através dos nossos cinco sentidos, por isso, quando em estado de tensão, age de maneira irracional. 

A pessoa pode ouvir pelos corredores que a empresa vai realizar cortes de pessoal para redução de custos. Ainda é um estudo, mas ao ouvir aquilo ela manda um estímulo que vai direto para os arquivos do subconsciente e, logo, as comparações são as mais absurdas porque ela acredita só na maldade. Então ela sai preocupada pensando que será a primeira da lista porque o chefe não vai com a cara dela, porque recentemente discutiu com a secretária do diretor e continua com uma lista de ladainha que não tem mais fim. Vai para casa, conta tudo para a esposa, entra em desespero dizendo que terá de vender o carro, a casa, que passarão fome e irão morar debaixo da ponte. No final, nada disso acontece e a vida continua como sempre foi, mas o dramalhão fez todo sentido para ela, mas quem agiu nesse momento em resposta ao estímulo que recebera, foi a sua mente inconsciente. Por isso, devemos ter muito cuidado com a nossa escala de crenças e valores.

Se você comparar a mente com um iceberg, vai observar que 80% do bloco de gelo está submerso e apenas 20% é o que se mostra fora da água. Assim também é a nossa mente. Podemos dividi-la em duas partes, a mente consciente e a mente inconsciente, sendo que proporcionalmente o consciente ocupa uma parte quase insignificante.

A mente consciente é responsável pela nossa atenção, isto é, estamos conscientes quando estamos atentos ou focalizados em alguma coisa em especial. É ela quem organiza, julga, decide, discerne, raciocina, divide, multiplica etc. É a parte do cérebro que pensa, mas que possui limites gravados e, então, ela compara e verifica se algo é bom ou ruim. Quando a pessoa sente uma dor e sabe onde ela está, então pode-se dizer que a pessoa está consciente que a dor existe; quando ela olha para outra pessoa julgando o quanto ela é bonita ou feia, significa que ela está decidindo conscientemente, sendo que a resposta dependerá do padrão de beleza que ela tem internamente arquivada.

Já nosso inconsciente é o responsável pela guarda de nossas memórias ou programas internos. Ele possui uma linguagem própria, muitas vezes fala através de metáforas e não faz diferença entre o real e o imaginário, entre a verdade e a mentira. A base lógica para a instalação de uma nova memória ou registro. É a união de uma forte emoção e um pensamento qualquer, seja ele útil ou não.

Assim, podemos dizer que você não tem totalmente as rédeas da sua vida nas mãos. Você reage às coisas que acontece por causa de uma programação inconsciente que foi registrada em seu cérebro, o qual faz você decidir por algo que você realmente queira. Algumas vezes é você mesmo quem decide algo “querendo” mesmo, mas na maioria das vezes, quem está no comando é a sua mente inconsciente, ela quem decide por você.

O inconsciente é a parte do cérebro responsável por tudo que a pessoa acredita na vida. Vai desde uma crença absurda, como acreditar em Papai Noel, à traição no relacionamento. Alguma coisa relacionada a isso está gravada em seu subconsciente, por isso ela age assim. É na mente inconsciente que está o nosso arquivo de crenças. Ela é responsável pelos nossos sentimentos, que domina o nosso corpo e, por isso, ela nos impulsiona a realizar determinadas coisas que às vezes não queremos fazer, porque ela acha que é ruim para você. Por exemplo: Se eu perguntar agora se você quer ter sucesso na vida, provavelmente a resposta será “SIM”. Porém, tudo o que você está fazendo e fez até agora, foi se autossabotar. Por quê? Porque você tem medo do sucesso, tem medo de assumir novas responsabilidades, tem medo de não conseguir dirigir os projetos arrojados que surgirão na sua frente.

Um candidato a Juiz de Direito, por exemplo, não conseguia passar nas provas finais, apesar de ter em sua mente todas as respostas que a bancada pudesse perguntar. Por três vezes ele tentou e não passou. Reavaliando o processo da autossabotagem, percebeu-se que ele estava noivo de uma linda garota a quem amava muito, além de nutrir pelos pais um profundo sentimento de presença. Assim, ao passar nas provas, ele seria imediatamente transferido para um lugar distante das pessoas que tanto ama. Com isso, sua mente consciente queria passar nos exames, mas seu inconsciente – que guarda as emoções – dizia que se ele passasse, ficaria sem o amor dessas pessoas.  Observe que o seu subconsciente agia contra, agia como sabotador, como uma espécie de entidade que governava suas atitudes, porque no fundo, seu verdadeiro sentimento era ficar perto da noiva e dos pais.

Quando a pessoa dirige um carro, ela dirige inconscientemente. Ela não fica pensando: “bom, primeiro eu piso na embreagem, deixo a marcha em ponto morto, viro a chave para a partida e piso levemente no acelerador. Depois eu coloco a primeira marcha, ligo o pisca para alertar que estou saindo e tiro o pé da embreagem lentamente enquanto vou igualmente acelerando. Não é assim que a pessoa faz? Pois é, isso acontece no início, quando ela entra na auto-escola, só que com o hábito, ela passa agir mecanicamente e de forma natural, como se todas essas etapas já fizessem parte de si mesma, como se o carro fosse uma extensão da pessoa. Por isso ela realiza todos esses passos inconscientemente enquanto pensa em outra coisa, aonde ela vai, o que irá fazer quando chegar, com quem irá se reunir daqui alguns minutos etc.

Em resumo:

Mente consciente: você olha para a pessoa e decide se ela é feia ativando a parte consciente dos limites da feiúra. Se você tiver algum registro sobre algo que provoca o afastamento em relação à feiúra, fatalmente a pessoa irá se afastar do feio. Esse registro está no subconsciente, onde o cérebro irá procurar no arquivo de crenças algo para comparar com algo que ela goste ou não.

Por exemplo: Uma pessoa foi indicada a fazer o melhor curso preparatório para realização de uma determinada prova, no entanto, quase desistiu do curso porque “não foi com a cara do professor”. Levando em conta os registros inconscientes dessa pessoa, verificou-se mais tarde que o professor era muito parecido com um antigo colega de trabalho que ele detestava. No momento em que a mente consciente focou o professor, a mente inconsciente buscou registros para comparar a reação negativa provocada na pessoa, e, sem que ela tivesse consciência disso, comparou com o registro daquele antigo colega de profissão que ele detestava.

Lembre-se que quem determina nosso destino são nossos sentimentos, é a nossa mente inconsciente que não conseguimos compreender porque ela não tem limites e não tem um sistema lógico de comparações. A mente consciente busca no subconsciente crenças para comparar certas coisas, que ao encontrar, sente e decide se aquilo é bom ou ruim. E mesmo que a coisa seja realmente boa, a mente inconsciente pode decidir que não é e nunca será, por isso sabota a ação.

É bom salientar que nada é bom ou ruim. O que é bom agrada seu inconsciente e o que é mal desagrada e provoca afastamento pelo seu inconsciente. Por isso não existe nada bom ou ruim, ninguém feio ou bonito. Existem, sim, diversos registros que combinam com cada pessoa.

Segundo a Programação Neurolinguística, a mente consciente capta até 5 estímulos por segundo enquanto a mente inconsciente capta mais de 1.500.

 
MENTE CÓSMICA E CONSCIÊNCIA CÓSMICA

Existe um grande vazio no universo onde todas as coisas se materializam. Como não existe vazios, nem mesmo no núcleo do átomo que antigamente achava-se que era composto de um grande vazio, agora sabe-se que é composto de um campo. Um campo magnético. Por isso, esse grande vazio pode ser transliterado para um grande campo, o Campo das Possibilidades Infinitas.

Tudo o que existe aqui, antes foi materializado nesse campo. Thomas Alva Edison quando recebeu a intuição da lâmpada, não tinha nenhum parâmetro para comparar, a não ser o clarão dos raios, do fogo e do dia. De onde veio essa idéia de Edison? Veio desse campo. Para ele era difícil compreender a complexidade da lâmpada, por isso ela teve que ir testando até concluir seu invento. Mas será que ele inventou ou apenas captou essa idéia de algum lugar?

Quando chegamos em casa à noite, não precisamos entender como funciona a lâmpada, apenas queremos saber onde está o interruptor que nos dará a luminosidade que necessitamos naquele momento. Também não sabemos de onde vem a energia, mas se ela existe, vamos aproveitá-la.

Assim é a nossa mente. Às vezes por não compreender racionalmente o que recebemos como intuição, permitimos ser levados pelas nossas crenças e valores e não raramente pelas opiniões dos outros. Há sempre aquela pessoa que nos dirá: “E se não der certo? Você já pensou direitinho sobre isso? Cuidado!” Deixamos que a nossa mente inconsciente decida o que fazer porque queremos compreender o que a mente cósmica está nos querendo dizer. Enquanto não conseguirmos compreender algo, nossa mente consciente chamará isso de “mistério” e a nossa mente inconsciente irá nos afastar de realizar esse “algo”.

A alma é a fonte da Sabedoria porque está ligada com a Consciência Cósmica, mas é preciso libertar-se do ego para usufruir dessa sabedoria. Quando buscamos a realidade da vida e da sobrevivência eterna, começamos a nos integrar com a Mente Divina. O espírito é uma partícula da Mente Cósmica.

Pelo processo de evolução, ao chegarmos na condição de seres humanos, percebemos o surgimento da autoconsciência desenvolvida entre os homens. A história relata casos de pessoas que transcenderam sua condição atingindo o que caracterizamos de Consciência Cósmica. Por exemplo: Lao-Tse, Moisés, Pitágoras, Buda, Jesus Cristo, Maomé e muitos outros.

Essa nova consciência ou salto evolutivo traz consigo algumas características, como iluminação, elevação moral e intelectual, perda do temor da morte, imantação de personalidade. Mas ainda estamos vivendo esse processo com muita lentidão. Assim como a consciência humana possui o atributo da memória, a Consciência Cósmica também possui o mesmo atributo, referente às suas memórias de vidas passadas. O que difere a primeira é que a dimensão dessa memória é universal e nela está contido tudo o que passou no universo e com a humanidade desde o princípio dos tempos, chamada de memória akáshica.

Muitos mestres e seres iluminados conseguiram entrar em contato com essa memória, elevando sua consciência através de práticas, como a meditação, por exemplo, que leva à perda de noção do espaço/tempo e precipita a conexão com essa Consciência Cósmica. Se considerarmos que existe apenas uma consciência no homem enquanto espírito, que é a Consciência Cósmica e que seu fluxo penetra cada um de nós, começamos a compreender que ao entregarmos esse fluxo de energia e deixar que a natureza trabalhe e caminhe tranquilamente em direção ao nosso crescimento, afastaremos mais rapidamente as dúvidas, as resistências, os medos e tudo o que estamos atrelados que não conseguimos dar o grande passo à frente.

Estamos atrelados a um corpo material carregado de dores e expectativas com relação ao futuro e lutamos bravamente para manter esse estado de desequilíbrio, reclamando e queixando que não somos felizes. No entanto, nenhum passo é dado efetivamente em direção ao amor, ao autoconhecimento, à consciência de si e do outro, da Terra e do Universo. Por isso existe o sofrimento, ou seja, porque não mudamos de fato, porque não tornamos parte de nossas vidas a vida do espírito que habita em nós.

Enquanto não dermos esse passo, não temos o direito de reclamar da inércia e ausência de amor, seja desta encarnação ou do momento planetário em que estamos vivendo, pois certamente foi criado por nós.

 A influência da educação baseada no medo

Desde crianças fomos educados a ter medo. Veja os pais embalando as crianças cantando “cantigas de ninar” cujas letras são aterrorizantes: “Dorme nenê senão a cuca vem pegar”; “Boi da cara preta, pega essa criança...”; “Dorme logo senão o homem do saco vem pegar”; “Loira do banheiro” etc. Por outro lado, os pais e professores utilizam o medo como arma educacional ameaçando as crianças com todo tipo de punição para obter obediência. Não é à toa que nos acostumamos a temer o castigo e, depois, a rejeição daqueles de quem dependemos para sobreviver. Por isso, o medo é o maior entrave para quem deseja uma vida plena e feliz.

A sociedade em que vivemos se baseia no medo para obter o controle sobre as pessoas. A mídia é a principal responsável pela disseminação da energia do medo. Catástrofes e fatalidades recebem um destaque exagerado e, quanto maior o grau de inconsciência da população, mais elevado será o medo.

Quando você é criança, até os quatro anos de idade você faz tudo o que lhe vem à cabeça. Você acorda quando quer, dorme quando quer, faz cocô quando quer. Se a criança cismar de acordar as 03h43min da madrugada para brincar, ela não está preocupada se os pais precisam acordar cedo para trabalhar. Simplesmente ela brinca. Ela também não se preocupa com o amanhã, se faltará comida, se a bolsa vai cair, se as exportações estão na média. Ela vive o presente, ela brinca quando quer e aceita o brinquedo que lhe agrada e não aquele que custa mais caro. Depois ela simplesmente deixa o brinquedo porque não se apega a ele. Quem guarda o brinquedo são os pais.

Só que depois ela vai para a escola e começam os paradigmas. Ela tem que tirar notas boas senão será castigada. Tem que ser o primeiro em tudo. Mas que espécie de avaliação é essa em que todos têm que ser os primeiros lugares se a educação é igual? Começa a politicagem, a mesmice, a normose (ser normal). Se não fizermos isso, não seremos acolhidos no grupo; se não estudarmos em tal faculdade, não seremos profissionais de sucesso. Enfim, passamos a viver uma vida em função dos outros, da sociedade, das normas impostas para que sejamos pessoas normais e deixamos de viver em função do nosso espírito.

O despertar da consciência só acontece aos que estão prontos. Para muitos, a verdade continuará despercebida, porque eles não serão capazes de enxergá-la. Tornar-se-ão adultos cheios de bloqueios psicológicos traçados por um percurso cheio de feridas, desvalorização, desprezo e humilhação interiorizados nas relações familiares. Tornamo-nos dependentes e assustados porque crescemos sob a tutela do medo e da culpa, que constituem o fundamento de todo bloqueio. Bloqueio na aprendizagem, na capacidade de formar vínculos, no desenvolvimento da afetividade e da sexualidade. Observe a mãe que pede à filha para sentar-se direito, com as pernas fechadas porque é feio, tirando-lhe a sua capacidade criativa e, principalmente, sua autonomia e liberdade.

Quando esses sentimentos são invadidos, a pessoa sentirá uma grande opressão que ela percebe ser algo ameaçador para sua vida. Nesse instante o medo e a desconfiança invadirão seu coração e ela passa a viver na defensiva ou mergulhada em uma grande tristeza porque está só se defendendo da indiferença, desaprovação e censura constante. Assim ela aprende a bloquear sua capacidade de sentir para não sofrer, pois o que lhe resta é silenciar. Aprende a desconfiar de suas percepções e a mentir porque precisa negar a dolorosa realidade que a circunda para manter a ilusão de que é querida, caso contrário, não poderia sobreviver. Assim, aprendemos a calar nossos sentimentos e a reprimir nossa dor, enterrando também nossa vitalidade e recursos, restando a fadiga que dura a vida inteira, ficando impressa em nosso DNA.

Infelizmente, tanto jovens como adultos permanecem ancorados nesta trágica situação infantil. Ao tomar consciência dessa situação ela se libera. Nosso corpo vive de sentimentos autênticos, pois eles são os guardiões da verdade, que nos avisa através de sintomas físicos e emocionais a respeito da nossa identidade perdida, da verdadeira essência que tivemos de sufocar para sobreviver. As células do nosso estômago, por exemplo, se renovam a cada 3 meses. Se a pessoa ficar estressada por um período prolongado, significa que logo terá uma úlcera ou, no mínimo, uma gastrite. Se persistir em continuar levando a mesma vida, as células novas já trarão em seu DNA o sintoma do estresse. O mesmo acontece com os paradigmas que aprendemos na infância.

As feridas de uma educação baseada no medo, na vergonha e na culpa só desaparecem totalmente se formos conscientes de sua existência e detectarmos seus mecanismos. O medo só ensina a ser desconfiado, a esconder sentimentos autênticos e a mentir. A humilhação é o veneno que destrói a autoconsciência saudável do ser humano, envergonha, o torna inseguro e inibido, e a culpa silencia a voz da criança que fomos e bloqueia nossos sentimentos.

Quem sempre teve que seguir os desejos e as ordens dos adultos e a seguir seus princípios, que denominados de “educação”, sem ter a liberdade de duvidar e questionar seu comportamento, é um ser que procura o essencial no invisível e passa batido pelo visível, o óbvio, como algo “não essencial”, um bloqueio mental que ele padece. Transformam-se em adultos submissos, obedientes a outras pessoas porque perderam sua orientação interior.

 Falta de liberdade de escolha

A liberdade é responsabilidade de cada um. Cada pessoa tem ou pode ter vários tipos de liberdade: de pensar, de se mover, de falar, de fazer escolhas variadas. Mas talvez a maioria das pessoas ainda gaste boa parte do seu tempo lutando por ela.

Um dos principais conflitos que determina a falta de liberdade é a confusão que fazemos em relação à liberdade interna e a liberdade externa. Você tem a liberdade de comprar uma casa maravilhosa para morar, mas pode não sentir essa liberdade interior porque seus pais moram em uma casa pequena e simples. Essa liberdade trata-se do seu jeito de pensar, sentir e decidir.

A ansiedade é uma das principais inimigas da liberdade de escolha, principalmente quando a pessoa decide algo por antecipação, querendo afetar o futuro. Assim ela está se restringindo. Quem já passou alguma espécie de golpe, a partir de então dirá que “nunca ajudará ninguém” porque sentiu-se enganada por vigaristas. Essa decisão está virtualmente afetando o futuro dela, principalmente se tiver uma forte emoção associada. Se no futuro ela tiver a intenção ou necessidade de ajudar alguém, essa decisão vai estar lá criando um conflito e restringindo a liberdade de escolha.

Outro modo de diminuir a liberdade interna é o de alimentar valores, regras e permissões. Somos constantemente bombardeados pela mídia que determina o que devemos ou não vestir, comprar ou fazer. Se não usarmos determinado perfume, não somos pessoas maravilhosas; se não comprarmos determinado carro, não seremos pessoas inteligentes e de bom gosto. Esses são padrões de comportamentos desejados ou indesejados que nós escolhemos e usamos para guiar nossas decisões como: “Sou fiel”; “Não aceito ofensas”; “Só compro carro da marca tal”; “Só como arroz integral porque é saudável”. 

Valores e regras, em geral direcionam, reduzem ou limitam as opções de ação, principalmente quando expressos no tempo presente (“sou”, “compro”, “tenho”) porque implicam em atemporalidade e se aplicam a qualquer tempo, podendo induzir efeitos permanentes.

É preciso estar atento e ver se não estamos alimentando crenças e convicções sobre nossa identidade e nossa capacidade. Se acreditarmos que podemos, estamos certos, porém, se acreditarmos que não podemos, igualmente estamos certo. Assim, o que a pessoa acredita que é define ou inibe a possibilidade de ação: se a pessoa acreditar que é tímida, esta convicção determinará para ela que certos comportamentos não são permitidos, como por exemplo, a extroversão. Se alguém acredita que é burro, talvez nem tente achar soluções para certos problemas só por causa dessa crença.

A falta de consciência do papel de cada pessoa como agente de mudanças no mundo, faz uma diferença significativa na liberdade que alguém acredita que tem. Isso gera uma expectativa de que o futuro já está predeterminado e, portanto, nada poderá fazer, e que não importa o que faça, pouco ou nada vai mudar. É preciso lembrar que fazendo ou não fazendo nada, o mundo será o mesmo, a vida será a mesma, a chatice será a mesma, porque tudo está previsto.

É preciso criar o hábito de condicionar comportamentos condicionados para a ação positiva. O hábito é criado pela repetição de determinado comportamento. Todos os dias a pessoa acorda, espreguiça, levanta, calça o chinelo e vai ao banheiro e depois toma o café. Dias seguidos ela repete o mesmo padrão até que ela repete a sequência sem pensar mais no que irá fazer primeiro. Nesse instante ocorre a acomodação, isto é, cria-se o padrão, e cessa a escolha. Assim podemos dizer que quanto mais hábitos a pessoa tiver, menos escolha terá; e quanto menos escolha ela tem, menos liberdade.

Portanto, a existência de muitos hábitos indica que você pode ter usado a liberdade que teve para restringir a sua própria liberdade de agora.

 

 OS SETE NÍVEIS OU CORPOS

Corpos são os veículos de manifestação da consciência. Todo o agregado se divide em níveis de consciência, que nada mais são do que arquivos de memória, informações que o ser, no decorrer de toda a sua evolução arquivou. São conhecimentos bons ou ruins, sentimentos como amor ou o ódio, as diversas reações quando se depara com algumas situações. Enfim, tudo o que possa servir para o seu crescimento espiritual e o aumento da capacidade de discernimento entre as coisas boas e más.

Observamos que o cérebro físico não consegue interpretar por completo o “assombroso” conhecimento que os níveis de consciência detêm, tornando o ser encarnado, muito frágil e suscetível a traumas e complexos, gerados por informações de experiências mal sucedidas e, às vezes, trágicas.

Analisando estes detalhes fundamentados na multiplicidade das encarnações, pelas quais o homem passa, temos a absoluta certeza de que muitas dessas experiências boas ou más de alguma forma em maior ou menor grau podem ser interpretadas pelo cérebro, na forma de fantasias, pensamentos, desejos, frustrações, automatismos, etc., explicando aí, a diferença de personalidade entre as pessoas. 

O cérebro físico, que pela imutável lei da natureza não ultrapassa o limite da atual encarnação, repassa muitas vezes ao ser encarnado, de forma muito mascarada, traumas de uma encarnação anterior muito conturbada e cheia de más experiências que se refletem no ser encarnado, de formas diversas, como por exemplo, o “medo” que aos olhos de um terapeuta pode se traduzir em situações trágicas vivenciadas em alguma outra encarnação no passado e que agora, o cérebro do encarnado por não ter vivido àquela época, interpreta na forma de sensações e complexos que se não forem reciclados a tempo poderão proporcionar ao encarnado grandes distúrbios, tanto de ordem mental como de ordem física.

1 – ATMA ou ESPÍIRITO
2 – CORPO BUDDHI
3 – CORPO MENTAL SUPERIOR
4 – CORPO MENTAL INFERIOR
5 – CORPO ASTRAL
6 – DUPLO ETÉRICO
7 – CORPO FÍSICO

De acordo com a milenar concepção centenária, originária da antiga tradição oriental, o agregado homem-espírito compõe-se de dois extratos distintos:

·         - Tríade: Divina ou Ternário Superior ou ainda Individualidade ou Eu – individualidade composta pelos níveis Átmico, Búdico e Mental Superior (Causal).

·         Quaternário Inferior ou Ego: Personalidade – composta pelos níveis Mental Inferior ou Concreto, Astral ou Emocional, Duplo Etérico ou Corpo Vital e Corpo Físico ou Somático.

O corpo Físico e o Etérico são corpos materiais, que se perdem pelo fenômeno morte. Os demais são Espirituais e o ser vai abandonando gradativamente conforme evolui até se tornar espírito puro.

Corpo Físico – Carcaça de carne, instrumento de suporte passivo, recebendo a ação dos elementos anímico-espirituais, constituído de compostos químicos originários do próprio planeta. São milhares de vidas organizadas e administradas pela vida e comando do espírito. O único estudado e relativamente conhecido pela ciência oficial. Nele somatizam os impulsos desarmônicos oriundos dos demais corpos, níveis ou subníveis da consciência, em forma de doenças, desajustes ou desarmonias, que são simples efeitos e não causa.

 Duplo Etérico- Alma Vital, prânica, reproduz o talhe do corpo físico, estrutura tênue, invisível, de natureza eletromagnética densa, mas de comprimento de onda inferior ao da luz ultravioleta, quase imaterial. Tem por função estabelecer a saúde automaticamente, sem interferência da consciência. Distribui as energias vitalizantes pelo Corpo Físico promovendo sua harmonia. O Corpo Etérico é o medidor ou elo plástico entre o Corpo Físico e o Astral ou conjunto perispírito. Essas ligações acontecem ou se fazem por cordões ligados aos centros de força. Nosso interesse está voltado para aspectos psíquicos, onde estudamos o cordão que se liga na região do bulbo ou nuca.

O Duplo Etérico é constituído por ectoplasma e sua base é o éter cósmico e, como composição exterior, o éter físico emanado do próprio planeta Terra e elaborado no fantástico laboratório homem-espírito. É fundamental nos fenômenos de tele-transporte (efeitos físicos) e acoplamento ou sintonia mediúnica. Este corpo possui individualidade própria e tem consciência um tanto instintiva e reduzida, podendo ser dividido em sete níveis ou camadas, conforme estudos e informações recentes da espiritualidade. Grande número de doenças e desarmonias alojadas no Duplo Etérico, influenciando o Corpo Físico. Sua cor é Azul do lado esquerdo e alaranjado do lado direito e, quando em intensa atividade, tende ao azul-cinzento-violáceo.

Todos os seres vivos possuem Duplo Etérico, embora nem todos tenham Corpo Astral ou Mental. Pode ser afetado por substâncias ácidas, hipnóticas, sedativas ou entorpecentes, e sensíveis também ao perfume, frio, calor, magnetismo, etc. As criaturas dotadas de mediunidade devem ter o máximo cuidado evitando alimentos ou bebidas com essas características. Pode ser afastado do corpo por pequena distância, através de anestesia, transe mediúnico, sono, coma alcoólico, hipnotismo, etc., mas tende sempre a reintegração.

O Duplo vibra em média 1cm acima do Corpo Físico. Sua função mais importante é transmitir para a tela do cérebro todas as vibrações das emoções e impulsos que o perispírito recebe da alma além de absorver a vitalidade ou prana do mundo oculto emanada do Sol, misturando-a com as várias energias vitalizantes do planeta e distribuindo-as ao Soma. Seu automatismo é instintivo e biológico, não inteligente.

No caso do ataque epiléptico o Duplo Etérico fica saturado de venenos usinados, acumulados e expurgados pelo perispírito ou níveis mais altos da consciência e afasta-se violentamente do corpo, evitando com isso, danos à delicada construção celular do Corpo Físico. Ele possui função semelhante ao fusível ou chave disjuntora, que sob o efeito de elevação brusca da tensão elétrica, desliga-se automaticamente, aliviando e preservando o sistema. É claro que existem outros ataques que não são epilépticos, embora semelhantes:

·         A ação agressiva de um obsessor violento a uma criatura possuidora de alta sensibilidade mediúnica (nervosa) quando direcionada ao pescoço da vítima, produz a mesma aparência do ataque epiléptico.

·         Quando a criatura traz em si, antigas lembranças de erros graves em vidas passadas e, por remorso, tende a voltar ao local onde errou, ao defrontar-se com os quadros ideoplastizados ou ainda lá existentes, sofre tremendo impacto nervoso e emocional, entrando em convulsão.

·         Quando antigas vítimas agora transformadas em vingadores plasmam ao redor ou na tela mental da criatura, clichês ou quadros tenebrosos de seus erros em vidas passadas. Da mesma forma o choque emocional acontece.  Nos três últimos casos o fenômeno geralmente é inconsciente e de difícil diagnóstico, mas perfeitamente passível de tratamento e cura, a nível espiritual num primeiro estágio e psicológico num segundo.

Podemos tomar também, como exemplo do bloqueio de Duplo Etérico com desastrosas conseqüências imediatas, mediatase de longo prazo, os casos de vícios químicos como fumo, tóxicos, álcool e uso imprudente de determinados medicamentos. Conhecido é o caso da Talidomida que foi recomendada como tratamento nos enjôos da gravidez e produziu um bloqueio nas articulações dos ombros de futuros bebês por impedimento do fluxo das energias que formariam os braços. Como conseqüência, os bebês nascem apresentando deficiências físicas irreversíveis.

O Duplo Etérico, quando do desencarne do ser, tem ainda a função de drenar dos níveis mais altos para o cadáver, as energias residuais, aliviando, dessa forma, as sobrecargas desnecessárias e evitando sofrimentos futuros nos charcos de lama ácida do baixo astral, onde o desencarnado teria que drenar esses sedimentos negativos. No desencarne por suicídio, acidente ou síncope cardíaca, há como que um choque violento, pela desintegração dos chakras, o que provoca o rompimento dos cordões fluídicos, impedindo a imediata e necessária drenagem daquelas cargas energéticas.

 
Corpo Astral – Emocional - sensibilidade geral, instinto, emoções passionais. Primeiro invólucro espiritual mais próximo da matéria, facilmente visível por clarividentes. Luminosidade variável, branca argêntea, azulada etc. É o MOB (Modelo Organizador Biológico), é o molde que estrutura o Corpo Físico. Observável por fotografias, vidência, moldagens, impressões digitais, tácteis e aparições fantasmagóricas. Todos os espíritos que incorporam em médiuns, possuem esta estrutura corpórea sutil, necessária à sua manutenção no mundo astral. Já os espíritos que não possuem este corpo em virtude de sua evolução, se comunicam com médiuns via intuição mental. Desconfiamos que os espíritos que estão na ovóide e se apresentam sem a forma humana, na realidade não perderam o Corpo Astral, eles o imploram. Afirmamos isso em virtude de termos conseguido incorporá-los e restabelecer a sua forma humana. Se houvessem perdido, isso não seria possível.

Por outro lado, os médiuns que se recusam sistematicamente a educar sua mediunidade e colocá-la a serviço do semelhante no trabalho do bem, acumulam energias nesse corpo e no Duplo, deformando-os e prejudicando-os. O Corpo Astral tem ainda a função da sensibilidade, dor ou prazer, registro das emoções sob vontade, desejos, vícios, sentimentos, paixões, etc., que nele são impressos pela força do psiquismo. Este corpo é utilizado no mundo espiritual para incorporar espíritos que já estão desprovidos dele, tal como nossas incorporações mediúnicas. O Corpo Astral pode desencaixar (desdobrar) do Físico por anestesia, coma alcoólico, droga, choque emotivo ou desdobramento, da mesma forma que o Duplo Etérico. É com ele que, nos trabalhos com a técnica da Apometria, projeções astrais conscientes, viajamos e atuamos no tempo e no espaço. Tem a condição de desdobrar-se em sete subníveis conservando sua consciência e faculdades.

 
Corpo Mental Inferior ou Concreto – Alma inteligente, mentalidade, associação de idéias, sua aura ovalada envolve todo o corpo, pode ser registrado por fotografias ou percebido pela vidência. É o corpo que engloba as percepções simples, através dos cinco sentidos comuns, avaliando o mundo através do peso, cheiro, cor, tamanho, gosto, som, etc. É o repositório do cognitivo. É o primeiro grande banco de dados onde a mente física busca as informações que precisa, seu raciocínio é seletivo. Ele registra aquilo que, exterior à nossa pele, impressiona o nosso sistema nervoso. Está mais relacionado com o Ego inferior ou Personalidade encarnada. Este corpo, quando em desequilíbrio, gera sérias dificuldades comportamentais tais como comodismo, busca desenfreada de prazeres mundanos, vícios, etc. Normalmente sua forma é ovalada, mas pode ocorrer em raros casos uma forma triangular ou retangular, tem cores variáveis, podemos desdobrar-se em sete subníveis com os mesmos atributos que lhe são inerentes.

 
Corpo Mental Superior ou Abstrato - Memória criativa que pode ser percebida pela vivência. Este corpo é o segundo grande banco de dados de que dispõe o ser. Ele elabora e estrutura princípios e idéias abstratas, buscando sínteses ou conclusões que por sua vez são geradoras de novas idéias e assim por diante, infinitamente. Quando ligado às coisas superiores, ocupa-se de estudos e pesquisas visando o aprimoramento do ser. Quando apegados às vivências inferiores em conexão com seus atributos de poder e domínio do meio, cria sérias dificuldades à personalidade encarnada, pois costuma fragmentar-se em subníveis, liderando linhas de perturbação com os demais, que se ausentam, ignorando a realidade da personalidade encarnada. 

Quando harmônico e saudável tem a forma de uma rosácea com nove pétalas, apresentando um tom cromático de chamas amareladas ou laranja com várias outras nuances de cores. Cada pétala tem um significado por estar ligada ou retratar as vibrações de cada um dos sete níveis, (sendo que o Átma, o Astral e Duplo Etérico são representados por duas pétalas cada. O Búdico está representado pela pétala superior em forma de cálice contendo dentro três pétalas menores representando as três almas, Moral, Intuitiva e Consciencial). Por ser o equipamento de raciocínio criativo, é nele que acontece a elaboração do processo responsável pelo avanço científico e tecnológico, além de todo nosso embasamento filosófico. É o corpo que faz avaliações, formula teorias, relaciona símbolos e leis. Trata do subjetivo, da imaginação, está mais relacionado com o Eu Superior ou Crístico, com a Individualidade. É o Corpo Causal, é detentor da vontade e imaginação, é normalmente o gerenciador dos programas e ações do ser. Apega-se facilmente ao mando e poder, é o nível que tem o atributo do domínio do meio onde o ser vive, podendo por alguma contrariedade reagir negativamente a esse meio.

 
Corpo Buddhi – Composto pelas três Almas – Moral, Intuitiva e Consciencial – veículos e instrumentos do espírito. Suas linhas de força formam o corpo do mesmo, matéria hiperfísica, de sutil quintessenciação. Tem como atributo principal o grande núcleo de potenciação da consciência. Lá as experiências e acontecimentos ligados ao ser estão armazenadas e é lá que partem as ordem do reciclar permanente das experiências mal resolvidas.

 Alma Moral - Discernimento do bem e do mal sob o ponto de vista individual, tem a forma de um sol em chamas, é o veículo do espírito que impulsiona o espírito a obediência às leis do local onde o espírito encarnado e comanda o comportamental da entidade encarnada em relação ao meio.

 Alma intuitiva – Intuição. Inspiração do gênio científico, literário e artístico. Iluminismo. Em forma de ponta de lançar triangular irradiando em torno, chamas ramificadas, animada de movimento rotatório lento, antena captadora e registradora das informações que vibram no cosmo. Instrumento da inspiração.

Alma Consciencial – Em forma de pequeno sol muito brilhante, radiações retilíneas, centro da individualidade espiritual. Consciência coordenadora e diretora da vida, elo de ligação com a Centelha Divina.

De um modo geral o Corpo Buddhi é pouco conhecido. Longe de nossos padrões físicos e de nossos meios de expressão, não há como compará-lo. É o verdadeiro perispírito, ao final do processo evolutivo, quando os demais a ele se fundiram. É nele que se gravam as ações do espírito e dele partem as notas de harmonia ou desarmonia ali impressas, ou seja, as experiências bem significadas estão ali arquivadas e é patrimônio do espírito. As experiências mal resolvidas são remetidas de volta à personalidade encarnada para novas e melhores significações. E por ser, no espírito, o grande núcleo de potenciação da sua consciência cósmica, suas impulsões terão seus efeitos visíveis e somatizados no Corpo Físico ou no psiquismo da personalidade encarnada.

Tudo o que é inferior tende ao movimento descendente e o soma passa a ser o grande fio terra do ser em evolução. Quando em trabalho de limpeza dos cordões energéticos que ligam os corpos, observamos que ao se desbloquear os cordões, intensa e luminosa torrente de luz multicor jorra até os corpos inferiores. Observamos pela visão psíquica (vidência), o Buddhi e o Átmico formando um maravilhoso e indescritível conjunto de cristal e luz girando e flutuando no espaço.

 
Corpo Átmico – Espírito Essência ou Centelha Divina – Idiogênese diretriz e formativa, princípio fundamental e coordenador. Esfera multifacetada, verdadeiro sol irisado de luzes policrômicas. Inexplicável, indescritível, imanente, transcendente e eterno. Eu Cósmico. Mônada ou Semente pulsante de vida.

 

 SONO E SONHOS

            De acordo com o estudo da ressonância Shumann, o Planeta está mais acelerado. Daí temos a sensação de que hoje “já é sexta-feira”, que já estamos no mês “tal”. Que ontem foi carnaval e hoje já é quase natal. Isso porque nós estamos cada dia mais apressados, mais preocupados em cumprir com os nossos compromissos do que realmente parar e analisar o que está acontecendo com o nosso corpo.

            Fomos ensinados a ser os primeiros, a ganhar as notas máximas, mas não nos ensinaram a acalmar a nossa mente, a relaxar. Por isso, cada vez mais os executivos hoje em dia reclamam da falta de tempo, que gostariam que o dia tivesse pelo menos 28 horas para completarem suas atividades. Essa loucura está mudando a ressonância do planeta e a do próprio homem, que antes era de 7,13 e hoje chega aos 14 Hertz.


Hemisférios Cerebrais

Atualmente a maioria dos educadores está mais interessados na importância do pensamento criativo e intuitivo. O sistema educativo em geral está estruturado de um modo predominantemente guiado pelo hemisfério esquerdo do cérebro. Os conteúdos educativos são seqüenciais, os alunos progridem segundo seus graus (I, II, II...) em direção linear. As principais matérias que os alunos estudam são numéricas e verbais: leitura, escritura, matemáticas. Tudo é regido por horários pautados, as cadeiras são dispostas em filas, os professores e mestres distribuem notas, mas está faltando algo.

            Falta o hemisfério direito, o sonhador, o artista, que muitas vezes se perde no sistema educativo e não é atendido. Até encontrarmos aulas de arte ou aulas de línguas onde se pratica “escritura criativa” e, também, cursos de música, mas é pouco provável que encontremos cursos de imaginação, de visualização, de habilidades espaciais, de criatividade, como matéria em si mesma, isto é, cursos de intuição inventiva.

O hemisfério direito recebe as informações e controla os movimentos do lado esquerdo do corpo. A maioria das pessoas controla as atividades específicas, como as habilidades artísticas e criativas. Controla o sistema Parassimpático.

O sistema nervoso parassimpático forma, juntamente com o sistema nervoso simpático, o sistema nervoso autônomo que é responsável pela manutenção do equilíbrio fisiológico, regulando a maior parte das glândulas e órgãos que compõem o corpo humano. Esse sistema é regulado pelo centro nervoso denominado de hipotálamo, situado na zona da base do cérebro, sendo que a informação proveniente deste posto de controle é conduzida através do tronco cerebral até à medula espinhal, situada no interior da coluna vertebral. O parassimpático estimula principalmente as atividades relaxantes, como as reduções do ritmo cardíaco e da pressão arterial, agindo como vasodilatador mediante a liberação do neurotransmissor Acetilcolina.

Já o hemisfério esquerdo recebe informações do lado direito do corpo, e controla os movimentos desta região. A maioria das pessoas controla certas atividades específicas, como por exemplo: as atividades matemáticas, científicas e de linguagem. Controla o sistema simpático.

O sistema nervoso simpático é um dos componentes do sistema nervoso autônomo, responsável pelo controle de vários órgãos internos. Esse sistema atua de modo oposto ao sistema parassimpático, preparando o organismo para reagir em situações de medo, estresse e excitação, adequando o funcionamento de diversos sistemas internos para um elevado estado de prontidão. Além disso, é responsável pela aceleração dos batimentos cardíacos, pelo aumento da pressão arterial, da concentração de açúcar no sangue e pela ativação do metabolismo geral do corpo. Age essencialmente como vasoconstritor mediante a liberação do neurotransmissor Norepinefrina.

De maneira geral, esses dois sistemas têm funções antagônicas, porém um corrige os excessos do outro. Por exemplo: se o sistema simpático acelera demasiadamente as batidas do coração, o sistema parassimpático entra em ação, diminuindo o ritmo cardíaco. Se o sistema simpático acelera o trabalho do estômago e dos intestinos, o parassimpático entra em ação para diminuir as contrações desses órgãos.

 
Estágios do Sono

Vivemos em meio a vários ciclos da natureza. É só observar o ciclo das estações do ano, o ciclo das fases da lua, o ciclo do dia e da noite, entre outros. A cada um desses ciclos, o homem foi obrigado a se adaptar de forma diferente, alguns de forma sutil, outros de forma radical. O ciclo mais radical nesse processo de adaptação foi o ciclo da noite, oscilando de um estado desperto, de vigilância – onde predomina a consciência – a um estado de sono, inconsciente.

            O sono é um fenômeno de adaptação e evolução, com funções importantes para a vida da pessoa. Muitas das funções do sono são complementares às funções da vigília: no sono é o momento do descanso, de recuperar o desgaste físico durante a vigília. O sono é o momento de reorganização da mente após um dia de muitos estímulos.

            Durante o sono as ondas cerebrais se alteram. Os músculos se relaxam, cai a temperatura corporal, os glóbulos oculares se movimentam, o ritmo respiratório se altera, mudam as taxas hormonais e a frequência dos batimentos cardíacos, entre outros.

É durante o sono que as memórias são fixadas na mente de modo ordenado, obedecendo a critérios psíquicos cuja finalidade é permitir que toda lembrança tenha um ou mais significado. Por exemplo: ao você lembrar de uma roupa daquela pessoa que encontrou em uma festa, você estará tendo contato com o seu conceito de beleza, isto é, a memória daquela roupa virá à consciência revestida do significado que ela tem para você, virá revestido com seus valores e crenças. Em outras palavras, toda memória que é fixada na mente durante o sono, é fixada a partir da lógica interna do indivíduo.

O sono se divide em 5 fases:

·         4 fases do sono não-REM (Rapid Eyes Moviment);

·         1 fase de sono REM.

 
Fases do Sono

            Através da análise das ondas elétricas emitidas pelo cérebro durante o sono, descobriu-se que o sono é dividido em estágios que se alternam ciclicamente.

            Um ciclo completo de sono dura em média 1:30 h e passa pelas quatro fases Não-REM seguidas de uma fase REM.

            As ondas cerebrais do tipo BETA (produzidas no estado de vigília) são substituídas por ondas ALFA, que indicam um estado de relaxamento. De 5 a 20 minutos depois, corpo e mente estão prontos para o primeiro estágio do sono.

 :: Estágio 1: É o chamado “meio sono”, um estágio de transição entre a vigília e o sono. Pode durar de 10 segundos a 10 minutos. A respiração fica mais profunda, os músculos começam a relaxar e entramos num sono bem leve. Esse relaxamento pode dar a sensação de queda que às vezes sentimos ao adormecermos.

 :: Estágio 2: Dura de 10 a 20 minutos. É o começo do sono propriamente dito. Período que ficamos alheios a estímulos sonoros e visuais. Representa de 45 a 55% do período total de sono.

:: Estágios 3 e 4: Produz ondas cerebrais de baixa frequência. É nessa fase, chamada de sono DELTA, que o hormônio de crescimento é liberado pela glândula pituitária e a recuperação muscular acontece. Depois de 30-40 minutos no estágio 4, você regride para o estágio 3 e 2, mas invés de voltar ao 1, entra em REM. É o sono mais profundo e representa cerca de 25% do período total de sono.

 :: REM: Ocupa apenas 20% do total de horas dormidas, mas é tão importante que todo o resto do sono foi batizado de não-REM. Fluxo sanguíneo, frequência cardíaca, respiração, temperatura e pressão sanguínea aumentam, e os olhos se movem rapidamente. Este é o estágio em que sonhamos: nosso cérebro fica ativo, mas nosso corpo permanece imóvel, pois o córtex cerebral bloqueia as atividades motoras – um mecanismo de segurança para que não saiamos por aí, executando os movimentos que surgem em nossos sonhos. O primeiro período REM ocorre de 70 a 110 minutos após o início do sono e tem normalmente 5 a 15 minutos de duração. Os quatro a seis estágios REM por que passamos numa noite vão aumentando sua duração progressivamente, enquanto os estágios 3 e 4 ficam menores.

 
ENERGIA, MATÉRIA E MATERIALIZAÇÃO


            Olhando atentamente para a folha, responda: O que você está vendo?

Com tanto espaço em branco em volta, você só consegue ver o pontinho preto? 

Será que não estamos acostumados a lidar com nossos problemas dessa maneira? Será que não ficamos remoendo um problema, pensando nele exaustivamente, 24 horas por dia, na tentativa de achar uma solução? Então cansados de tanto pensar, vamos dormir e, em seguida, acordamos subitamente no meio da noite e eis que nos aparece uma idéia nova, algo que não havíamos pensado antes: “Eureca”!

Pergunte-se a si mesmo:

O que estou fazendo que não está dando certo?

O que não estou fazendo que poderia dar certo?
 
Assim, ao invés de olhar obstinadamente para as coisas que não estão dando certo, passará a olhar também para as que são satisfatórias ou que podem proporcionar mais caminhos, recursos e soluções. Não é olhando para o problema que encontraremos a solução, pois ela geralmente se encontra no espaço em volta, em nossa criatividade que nos possibilita acessar outras possibilidades. Quando acessamos nossa criatividade, passamos a ter a visão do todo e não apenas de um ponto que é o problema, onde ficamos concentrados.

Fomos treinados a agir dessa maneira, desde o momento em que fomos alfabetizados pelo método analítico, que parte do todo e vai para as partes, esmiuçando problemas, analisando-os em partes cada vez menores, generalizando a crença de que absolutamente tudo poderia ser compreendido e obtido por meio da análise. Tudo isso condicionou em nós uma certa maneira de olhar para o mundo, de entendê-lo e experimentá-lo. 

Conforme falamos das atividades do hemisfério esquerdo e do hemisfério direito do cérebro, sendo este o criativo, o que vê o espaço em volta, o todo, as relações que existe entre as coisas. Os dois são importantes, nenhum deles é pior ou melhor. O problema acontece quando se adota um deles de forma exclusiva ou preferencial, quando se é treinado a usar muito um deles e pouco ou nada o outro. É como a pessoa que compra uma parafusadeira elétrica e começa a tratar todas as outras coisas como se fossem parafusos. A parafusadeira é útil, mas não serve para tudo.

Por esta razão, o que aconteceria se na escola você treinasse muito a escrita, mas pouco ou nada a leitura? O que aconteceria se você nascesse destro, porém tivesse a mão direita amarrada durante os primeiros dez anos de vida, usando apenas a mão esquerda? É possível que a mão direita ficasse atrofiada, assim como os movimentos e sensibilidade pouco desenvolvidos.

Agora reflita: será que um pouco disso tudo não ocorreu na educação praticada até hoje, inoculando um treino maciço do pensamento lógico, das habilidades de cálculo, testes de múltipla escolha ou de completar as sentenças, do pensamento vertical (que são típicos do hemisfério esquerdo), havendo poucas atividades que estimulassem a criatividade, a intuição, as soluções originais (que são típicos do hemisfério direito)?

A boa notícia é que podemos estimular o hemisfério que foi usado com menor freqüência, para atingirmos nossos objetivos nas mais variadas áreas de nossas vidas: afetiva, profissional, social etc. Podemos acessar em nós habilidades de ambos os hemisférios cerebrais e descobrir recursos que sempre estiveram em nós, mas que antes não sabíamos utilizar.

 
Tudo é energia

Alguém já se perguntou de onde vem a criatividade, de que são feitos os pensamentos? Quando olhamos para um espaço vazio, o que vemos? Nada?

Não existe o nada, pois não existem espaços vazios.  O que está inserido nesses “campos” vazios é algo transcendente que ultrapassa nossa capacidade de percepção direta, nossos sentidos físicos, nossa compreensão intelectual limitada. Se precipitarmos a consciência e ampliarmos o conceito de “campo”, começaremos a imaginar a idéia de “Campo Cósmico”, Campo de potenciais ilimitados de manifestações materiais e mentais que acontecem a partir da energia que forma a matéria e a que forma a mente.

Podemos dizer que esse campo é constituído de alguma coisa ocupado por um “ser” que possui inteligência, energia e leis próprias de manifestação. Assim, matéria e mente são manifestações da essência do Campo Cósmico e da natureza do Ser Cósmico, onde a mente humana é ligada à Mente Cósmica. Se essa mente é criadora e é refletida na mente humana, somos então criadores através dessa Mente Cósmica. 

Todas as criações se originam dessa essência cósmica ou campo cósmico, Isto é, daquilo que observamos em um primeiro momento e caracterizamos como “nada”, “vazio”. Assim, quando substituímos a idéia de “nada” pela essência transcendente, é que conseguimos materializar o que pensamos. Portanto, a criação é algo que surge de um “nada” aparente, que na verdade é uma essência transcendente para aquilo que chamamos de realidade, ou seja, o que podemos enxergar e compreender intelectualmente. Desse modo, é verdadeiro afirmar que a Essência Cósmica é a matéria prima da criação manifestada pela natureza da mente humana.

Sabemos que tudo é energia. A caneta, a mesa, o computador. Tudo o que podemos tocar e pegar é constituído por energia condensada, porém, ao observarmos através de um microscópio, constatamos que a menor partícula é o átomo, constituído por Prótons, Nêutrons e Elétrons. Assim, podemos concluir que não estamos pegando na caneta nem na mesa ou no computador. A sensação que temos é por causa da eletrostática, isto é, todos os corpos são constituídos de elétrons, portanto, quando a energia é constituída da mesma carga, elas se repelem igual quando invertemos a polaridade do ímã. Portanto, nós não andamos, nós flutuamos. Se realmente tocássemos no chão ou tocássemos em alguém, um abraço poderia constituir em uma explosão nuclear. 

O importante é lembrar que existe um campo onde tudo se materializa.

Thomas Alva Edison, por exemplo, recebeu a intuição, um insight ou qualquer palavra que possa definir as informações a respeito da lâmpada, de um lugar que ele não sabe onde é. Sua mente naquela época só conhecia o clarão do dia, dos raios e do fogo. Por isso passou por quase 10 mil tentativas até realmente entender todo o processo e finalmente construir a lâmpada.

 
Conflitos e preocupações

Da mesma maneira, estamos constantemente buscando nos conectar com esse Campo, porém estamos constantemente decidindo coisas desde o momento em que acordamos. Passamos a maior parte do tempo preocupados com nossos compromissos, com as nossas contas, com a nossa carreira e principalmente com a nossa agenda. Por esta razão, sempre que precisamos decidir alguma coisa importante, entramos em conflito.

A maioria das pessoas deseja coisas: casas, carros, barcos, dinheiro, felicidade. Porém, quase sempre seus desejos não são congruentes com seus sentimentos, por isso desistem no meio do caminho aceitando que tudo é difícil, que não conseguem. Na verdade, não acreditam que é capaz de realizar por si mesmas. É a mente sabotando.

Uma forma bastante simples de verificar a congruência dos pensamentos com os sentimentos e desejos, é você colocar a mão na cabeça, depois no peito e depois abrir os braços dizendo: Eu penso, eu sinto, por isso eu realizo. Assim, você pode detectar onde está o desequilíbrio. Por exemplo:

·         Quem só pensa, não realizada nada.

·         Quem só sente, vive buscando prazeres (bares, vícios etc).

·         Quem só quer, se transforma em um workahoolic por deseja tudo, corre atrás de tudo, mas também não realiza nada. Passa a ser um perfeccionista.

Ao harmonizar esses 3 estados, a pessoa direciona todas as suas energias para o mesmo foco, transformando o sonho em desejo real através da sua própria fé.

 
Tela mental

            Muitos se assustam diante da idéia de possuir uma vida repleta de paz, luz e harmonia, pois o equilíbrio, para quem não conhece, parece assustador. O primeiro passo a ser dado é em direção ao desenvolvimento de sua vontade e determinação. Quanto mais passos você conseguir dar, mais confiante você fica e, quanto maior a confiança, maior a auto-estima e a certeza de que você pode mais. O poder mental é um poder real, um poder inerente àqueles que sabem que conseguem, diferente da arrogância de poder. Quando você formata na tela mental o que deseja, as formas pensamento começam a agir de maneira diferente da costumeira, ou seja, você começa a mudar seus padrões de funcionamento e respostas e sua realidade começa lentamente a se transformar.

            Nosso pensamento possui qualidade de vibração que se manifestam através das formas e cores no mundo mental e, na maioria das vezes, também no astral, pois quase todo pensamento possui uma carga elevada de emoção. Se penso constantemente que estou em um determinado lugar (bi-locação) ou se desejo estar nesse lugar, a forma desse meu pensamento se transporta para esse lugar com a minha forma física. Não é o meu corpo astral que se transporta para esse lugar, mas uma forma pensamento carregado de desejo.

             Pergunte ao Universo se é justo seu desejo e, se for, estimule esse pensamento com muito sentimento (estado), deposite seu desejo nesse pensamento, carregue-se de emoção. Faça isso durante algum tempo por dia e aja de forma a construir juntamente no plano físico essa nova realidade que deseja. Depois de construir sua forma mental ou forma pensamento, imagine que ela está se dirigindo para o Universo e que está sendo construída no plano astral a semente da sua nova realidade. Mas lembre que o Universo só trabalha na construção de realidades que farão parte da evolução da sua consciência e crescimento do seu espírito. Esse é um caminho real e produtivo, mas você deve ser bastante claro em seu coração que este é um trabalho sério, que nada acontecerá do dia para a noite, mas certamente, se você for paciente e tolerante com os inevitáveis tropeços que dará, você certamente conseguirá atingir seus objetivos.
 
                A meditação auxilia muito nesse processo, pois quanto mais concentrado estiver em seu objetivo, mais forte será a forma pensamento construída. Lembre-se que antes de qualquer coisa ou situação materializar-se neste plano, ela primeiro deve ser construída nos planos astrais.

 
Em resumo, PENSAMENTO GERA IMAGEM + DESEJO REAL + AUSÊNCIA DE CONFLITOS = PENSAMENTO MATERIALIZADO.

A tela mental serve para projetar objetivos. Pode ser dissociada e associada.

             A visualização criativa é um processo simples do uso da ferramenta mental. Consiste no uso disciplinado do elemento mental para construção de realidades que serão vivenciadas no plano tridimensional, real, palpável.

            Fazemos visualização praticamente o dia todo e nelas há milhares e milhares de fragmentos desconexos que nos dão como resultado o que acontece em nossas vidas. A diferença é que em invés de viver no automático das visualizações desconexas, comece a dirigir disciplinarmente a visualização, que é a resultante mais próxima com o que você deseja exatamente e em tempo mais curto.

            Para praticar a visualização criativa, primeiro você deve identificar o que deseja; depois você deve analisar e se convencer de que realmente merece o que deseja. Pergunte-se: Eu mereço isso? E justifique a si mesmo porque merece isso. Depois planeje um estado de vigília como será sua visualização. Tente colocar todos os sentidos nela, ou seja, os elementos de visão, olfato, audição, tato, paladar, emoções e sentimentos. Feito isso, entre em estado de relaxamento, o mais profundo que conseguir e visualize o que planejou da forma mais intensa possível. Termine a visualização com o gosto que aquilo já é seu.

            Uma visualização bem feita compreende um prazo de 21 dias ou até que você esteja de fato convencido que já conquistou seu objetivo. Nesse período, é importante você fazer “test-drive”, isto é, se você deseja trocar de casa, vá visitar casas nos bairros que deseja comprar. Se for um carro, vá até à concessionária e literalmente, peça para fazer um teste com o carro que deseja comprar.

            Algumas vezes a visualização não funciona. O conflito é uma das causas que interferem na materialização de visualizações. Não adianta você visualizar 1 hora do dia e nas outras 23 horas ficar alimentando pensamentos de derrota com relação ao que deseja. Outro fator é a questão do merecimento. Se você não se convencer que merece, haverá dificuldade em obter o que deseja. Há também casos de interferência de bloqueios inconscientes, onde seu racional deseja algo, mas seu subconsciente por alguma razão bloqueia o que você quer para protegê-lo. Começa um processo de autossabotagem.

            Visualizar não serve somente para coisas, serve também para influenciar outras pessoas em seu favor. Você pode conseguir o que deseja delas, mas deve ter em mente que a outra pessoa tem o livre arbítrio dela e pode gostar ou não de estar interagindo com você da forma que foi visualizado. Caso ela não se importe com a situação, permanecerá por sua livre vontade e caso não goste ela vai mudar a situação, a menos que você passe o resto da vida visualizando o que deseja com ela, porém, isso não é saudável para nenhuma das partes envolvidas.

            Você pode compactar numa mesma visualização alguns dos itens que deseja, mas convém que seja uma coisa de cada vez, em vez de fazer várias visualizações ao mesmo tempo. Esse procedimento é bom porque você consegue alinhar mais força sobre um único ponto e potencializar a materialização desse ponto.

 
ENERGIA DE CURA

            A energia de cura é uma das coisas mais intrigantes de todos os tempos. Ela tem a habilidade de fazer “milagres” e transformar não somente a medicina, mas também a vida.

            A medicina de cura é utilizada desde o período pré-histórico, a começar pelos kahunas e, atualmente está sendo incorporada por alguns médicos em suas práticas diárias.

            Foi chamada pelos chineses de Chi, de Archaeus por Paracelso, de Magnetismo animal por Anton Mesmer, de Ki pelos japoneses, de Prana pelos Hindús, de Mana pelos Polinésios e de Orenda pelos índios americanos.

            Apesar de suas várias denominações, essa força universal exibe sempre as mesmas propriedades: cura, penetra tudo, acompanha os raios solares, tem propriedades similares a outros tipos de energia, mas mantém uma força distinta. Possui polaridade e emana do corpo humano, tendo sido especialmente detectada como pontos de entrada no meio da testa, nas têmporas e na nuca. Os pontos de saída são: meio das sobrancelhas e mãos. É controlada pela mente e pode provocar acontecimentos à distância.

            O primeiro passo para a canalização da energia de cura é deixar que ela se manifesta permitindo envolver-se por ela através de sentimentos e amor incondicional, além, é claro, de um estado mental apropriado, no qual nos colocamos em posição de igualdade. Desta maneira, a energia deverá ser repartida em invés de se exercer um poder de cura sobre alguém. A pessoa se preenche de energia e, sentindo-se em posição de igualdade e integração com quem a receberá, vai repartir esta energia, sendo dois seres que se uniram para viverem uma experiência juntas.

            Embora em posições diferentes, a responsabilidade sobre o fracasso ou sucesso daquilo que se intenciona é basicamente de quem recebe, pois ninguém pode se curar de um mal sem desejar verdadeiramente livrar-se dele. É preciso estar verdadeiramente disponível para receber, deixar fluir, relaxadamente. Assim, quem transmite procura canalizar a energia de cura o mais puramente possível e quem recebe é quem decide, inconscientemente, de que forma irá aproveitá-la, possibilitando ou não a cura.

            Por outro lado, quem canaliza esta energia deve manter sua mente limpa e sem expectativas e desejos, além de muito amor no coração. Deve estar aberto para receber a energia universal, amar, honrar e respeitar a pessoa que está pedindo a cura. Quanto mais próximo estiver desses valores, maiores serão as chances da cura acontecer.

 

 
CONSCIÊNCIA CÓSMICA

            Com este treinamento,  pretende-se trazer para você mudanças profundas, mas não somente provocar mudanças, mas sim transformação através da harmonia.


            A consciência cósmica é a capacidade que o homem tem de conhecer valores e mandamentos morais e aplicá-los nas diferentes situações da vida, praticando a sua verdadeira bondade, em vez de caridade. A ajuda verdadeira é ensinar a pescar e não mais dar o peixe. É basicamente se anular como referência para ver as coisas a partir do conjunto.

            Consciência é o nível de relação do conjunto que define o indivíduo com o fenômeno externo, algo que estabelece um vínculo entre o além e o aquém que os sentidos podem captar. A consciência cósmica é sair da esfera da percepção corpórea e da inferência criada por esse meio de análise e começar a inferir sobre especulações lógicas e dentro das Leis Universais. Esse senso de mensuração que sai da esfera do ego e se lança no espaço cósmico.

            Uma pessoa medianamente desenvolvida se preocupa com o país e sua condição política e financeira, com a educação, com as injustiças sociais, com a sua reputação moral e forma de relação com a sociedade, com a verdade religiosa etc. Já a consciência cósmica se preocupa com o mundo, mas não quer nada dele, nada de material, nada de social. Quer apenas construir uma raça humana melhor, que busca sempre transcender as preocupações mundanas e ordinárias que afetam o egoísmo da maioria das pessoas.

 
Níveis de realidade terrestre

            Assim, podemos classificar o homem em 3 níveis de realidade terrestre:

 
HOMEM MINERAL, VEGETAL, ANIMAL INFERIOR E ANIMAL SUPERIOR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário