sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

SUPERAÇÃO


SUPERAÇÃO


O que é superação? O que é superar ou se superar?

A superação pode ter vários significados para cada ser humano, mas, genericamente superação representa uma barreira vencida, ultrapassar obstáculos mesmo com dificuldades. Superação, também, é uma derivação latina da palavra superatione, cuja sinonímia representa o ato ou efeito de superar.

Superação é, principalmente, a vontade de seguir continuamente vencendo os desafios pela vida; é o poder de saber reconhecer o quanto se é forte; recomeçar todos os dias e sempre que necessário, enxergar tudo à volta com mais otimismo.

Algumas religiões afirmam que o sofrimento é parte da existência humana. É preciso uma oposição para que exista crescimento. Mas será que isso é verdade?

Podemos enfrentar inúmeras dificuldades porque cada amanhecer é o prenúncio de lutas e batalhas, onde buscamos sempre a vitória, e o dia pode ter o gosto que você colocar nele, pois dentro de nós convivem a vaidade e o egoísmo, cujos sentimentos podem trazer grandes prejuízos à alma. Entretanto, batalhar desesperadamente para alcançar determinados objetivos não significa que irá consegui-los só porque está se esforçando, trabalhando. Muitas vezes a pessoa nada, nada, e morre na praia porque se deixa consumir-se por um trabalho sem direção, perde noites de sono ou declina de finais de semana com a família pela necessidade de conseguir recursos para ter uma vida chamada digna.

Por outro lado, o que mais vemos nas mídias televisivas e expressas a respeito de superação consistem em situações desesperadoras onde pessoas deficientes ou com um passado extremamente sofrido, conseguiram dar a volta por cima. Então, comovidas, se apresentam dizendo: “Eu comi o pão que o diabo amassou, e hoje sou o que sou, por causa disso (sofrimento)”.

Diante de tantos fatos negativos acontecendo a cada instante, julgamos que tudo vai dar errado e, por causa disso, passamos a maldizer a nossa sorte. Não adianta reclamar, é preciso enxergar além da montanha, pressentir o que existe do outro lado, lembrando que isso é que nos torna fortes e guerreiros. Vale ressaltar que em certos momentos, os maiores desafios a serem superados estão contidos na mesmice que se encontra dentro de nós mesmos.

Contrário ao ponto de vista de muita gente, a superação não está inserida somente em fatos desagradáveis e dramáticos, onde alguém ficou paralítico, perdeu um membro ou a família inteira em um desastre de avião. A superação, também, está inserida naquele que foi em busca da sua felicidade, da sua alegria, da sua carreira. Para isso esquentou muita cadeira de escola e faculdades para ter o conhecimento e a expertise que hoje o torna detentor do título que tem. Da mesma forma, conhecemos pessoas inteligentes, capacitadas e trabalhadoras, penando para sobreviver.

Então não é só desgraça que pauta a superação. Pelo contrário. Se quisermos superar algo, precisamos avançar sempre em direção de atitudes positivas, compartilhando abraços, olhares, prazeres, momentos de felicidade e sorrisos. Talvez ainda precisássemos suar a camisa por muitos anos, antes de alcançarmos o posto que almejamos... É só olhar ao redor e observar as pessoas de sucesso, reconhecidas e valorizadas pelo seu trabalho. São pessoas que estudaram muito e abdicaram do lazer por vários anos antes de tornarem o que são. Pessoas que superaram provações que talvez você não conseguisse suportar. Reconhecer isso é o primeiro passo para você vencer também.

Um padrão de caráter que vai encontrar nessas pessoas é um profundo amor pelo que fazem e o fato de não desistem jamais. O vencedor nunca desiste de ser feliz. Para chegar nesse grau de comprometimento, só há um caminho: descobrir sua verdadeira vocação e focar, com toda energia, um alvo lá na frente, sem se importar com a montanha que está entre o alvo e você. A partir daí, não importam as dores, renúncias, críticas e perdas.

Portanto, construa sua própria estrada e seja mais feliz. Supere-se todos os dias com os recursos que você tem agora. Seja feliz ao seu modo, à sua maneira e ao seu tempo. Cada um vai determinar a sua velocidade, mas carregue no bolso o passaporte da vida a favor de ser uma pessoa feliz. Jamais perca a coragem, o ânimo e o espírito guerreiro para que possa superar a si mesmo todos os dias. E estude todos os dias.

Feito isso, será sempre um vencedor.
Getúlio Gomes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário